Dieta para perder barriga: cardápio especial

Aprenda a emagrecer e a perder barriga com uma dieta balanceada e saudável

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O segredo de uma boa alimentação para perder barriga, está em dividir adequadamente seu consumo de alimentos durante o dia. Beber bastante água e se alimentar de três em três horas são os principais requisitos em um processo de emagrecimento. Aprenda agora, como dividir o consumo de alimentos de forma saudável.

As Proteínas

Consuma até 500 gramas de proteínas magras por dia. Essa quantidade pode ser dividida em duas ou três porções.

Por exemplo: 50g (ou duas fatias) de peito de peru no café da manhã, 200g de carne bovina magra e sem gorduras no almoço e 150g de filé de peito de frango no jantar.

Outras substituições podem ser feitas como 50g de queijo branco e 1 copo de leite no café

da manhã. Outras proteínas magras podem ser usadas como o file de pernil suíno, peixes de água fria (linguado, salmão e atum), e para aqueles dias mais corridos os ovos (no máximo 4 ovos por semana) ou o atum em lata em água (cuidado com os níveis de sódio).

Lembre-se que o consumo de proteína é essencial para perder barriga, principalmente no café da manhã.

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Caso você seja vegan ou vegetariano consuma como fonte de proteína derivados de soja, como o tofu e a proteína de soja, e inclua em sua alimentação castanhas e nozes.

Carboidratos

Para perder barriga com carboidratos, consuma até 200 gramas por dia. Essa quantidade pode ser dividida da seguinte forma: 40g (ou duas fatias) de pão de forma integral preferencialmente com grãos, 90g (ou três colheres de sopa) de arroz integral cozido no almoço e 70g de batata cozida no jantar.

Outras substituições podem ser feitas como 1 xícara de de macarrão integral cozido no almoço e 100g (duas pequenas) de mandioquinhas cozidas (a mandioquinha tem menos carboidratos que a batata).

carboidratos

Esses carboidratos podem ser substituídos também por: abóbora, mandioca, granola, aveia, cenoura e beterraba (cozidas), entre outros. Dê sempre preferência por alimentos integrais, eles são mais calóricos, mas uma menor quantidade de açucares é absorvida deles e eles melhoram o funcionamento intestinal.

Verduras

Consumir folhas frescas a vontade durante o dia, principalmente as mais escuras, que são ricas em cálcio. Algumas boas opções são: repolho, couve, alface, escarola, agrião, rúcula, espinafre e folhas de mostarda.

verduras

Além de uma refeição repleta de folhas, escolha também uma guarnição saudável para acompanhar seu prato como brócolis, couve-flor, vagem, chuchu, tomate, abobrinha, berinjela, palmito, quiabo, rabanete, entre outros. Dessas guarnições você pode consumir de 200g a 300g diárias, que concerteza irão ajudar na perda da barriga.

Frutas

As frutas também são essenciais para a dieta assim como as verduras, além de terem um número infinito de vantagens para a saúde, cortam aquela vontade de comer doce que muitas vezes bate durante o dia ou após as refeições.

frutas

Consuma no mínimo 100g de frutas por dia totalizando no máximo 100 calorias, essa quantidade pode ser consumida da seguinte forma: 2 fatias médias de abacaxi, 10 ameixas vermelhas, 1 xícara de amoras, 1 banana nanica, 2 cajus, 2 carambolas, 10 cerejas frescas, 2 goiabas, 2 kiwis, 2 laranjas.

Essas frutas devem ser consumidas como lanche da manhã ou como lanche da tarde, de acordo com a sua preferência.

Lembre-se: O segredo de uma dieta não está somente na qualidade dos alimentos, mas também na quantidade.

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