Dieta Paleolítica – entenda mais

Todas as informações sobre a dieta paleolítica (Paleo), seus prós e contras, cardápio de alimentos permitidos e o que não pode comer.

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A dieta paleolítica (ou dieta paleo), como o próprio nome sugere, nos remete ao sistema de alimentação adotada pelos nossos ancestrais – a mais ou menos 16 mil anos atrás.

E com o quê que os nossos ancestrais se alimentavam? A composição dos alimentos era basicamente: carnes, peixes, ovos, raízes e tubérculos (batata, batata-doce, inhame, mandioca), frutas, legumes, folhas e oleaginosas. E é claro que na época não existia alimentos industrializados, além de açúcar, cereais, leguminosas e grãos (soja, feijão) leites e seus derivados.

Entre os tantos adeptos da dieta paleolítica temos os famosos de Hollywood: Megan Fox, Channing Tatum e Jessica Biel.

Como surgiu a dieta paleolítica?

Mark Sisson de 59 anos, ex-atleta e biólogo, é considerado o responsável por trazer de volta o velho sistema alimentar. Ex-maratonista, Mark Sisson foi forçado a parar suas atividades em 1988 devido a diversos problemas de saúde e se aposentou.paleolitica

No entanto, não conseguiu ficar parado. Resolveu pesquisar diversas alternativas alimentares para auxiliar outros atletas.

Prós da dieta Paleo

– A eliminação dos alimentos fontes de carboidratos refinados e de alto índice glicêmico como, doces, açúcar refinado, farinhabranca, arroz branco, refrigerantes e demais fontes de carboidratos refinados podem auxiliar nos resultados de emagrecimento.

– A redução do consumo de alimentos industrializados do cardápio, promovem os riscos à saúde, como obesidade, resistência insulínica, aumento do colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares e tanta outras doenças que aumentam as chances de problemas cardíacos.

– A dieta paleolítica é vista como um estilo de vida e não apenas como um regime alimentar. Ou seja, o estilo de vida ativo (como na época dos homens da caverna) é um aspecto fundamental para a redução de doenças e melhoras na saúde. Este tipo de dieta tem seus aspectos favoráveis ao estimular o estilo de vida ativo, uma vez que sabe-se que o exercício físico e o estilo ativo reduzem os riscos de doenças.

– O estímulo ao consumo de alimentos naturais, como folhas, frutos e legumes apresentam inúmeros benefícios, e é um dos principais pilares de um estilo de vida saudável. Por isso, incluir frutas, verduras e legumes diariamente em seu cardápio trará inúmeros benefícios à saúde, redução nos riscos de doenças e no controle de peso.piramide-alimentar-tradicional-paleolitica

Alimentos permitidos na dieta paleolítica

Sinal verde para…

  • Carne e peixe, menos processado possível;
  • Legumes folhosos;
  • Todas as frutas, principalmente silvestres, como o morango;
  • Sementes de oleaginosas como: sementes de linhaça, girassol, cacau, nozes e amêndoas;
  • Mariscos;
  • Ovos.

Sinal vermelho para…

  • Açúcar ou qualquer outro alimento adoçado;
  • Leite e outros alimentos lácteos;
  • Cereais e todos os alimentos produzidos com cereais;
  • Batata ou batata doce;
  • Todas as leguminosas e grãos, incluindo feijão, soja e lentilha;
  • Qualquer alimento industrializado, isso inclui laticínios e alimentos processados.

Benefícios da dieta Paleolítica versus…

  • Rica em fibras
  • Rica em proteínas
  • Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes
  • Grande quantidade de óleos polinsaturados, fontes de ômega 3
  • Pequena quantidade de gordura saturada e de sal
  • Incentiva o consumo de água

…Malefícios da dieta Paleolítica

  • A falta de preocupação com a ingestão de gordura em demasia
  • Proibição ao consumo de carboidratos
  • Proibição ao consumo de grãos e tubérculos.
  • Pequena quantidade de fontes de cálcio, como o leite e seus derivados
  • Grande quantidade de carne vermelha
  • Incentiva o jejum prolongado

Será que vale a pena investir na dieta paleo?

São muitos os prós e os contras de quem adota esta dieta. Dentre os assuntos contraditórios estão o não consumo de glúten (farinha de trigo do pão), e carboidratos. A ausência de produtos industrializados e açúcares somam-se como fatores positivos, mas é necessário sempre ter cuidado em entrar em dietas assim.

Nosso corpo evoluiu durante o tempo, e tomar atitudes mirabolantes pode ser prejudicial a sua saúde.