Construa uma Consciência Alimentar Saudável

0
913

Olá! Tudo bem? Neste artigo do Doutor Emagrecer você vai conferir dicas e o passo-a-passo para conscientizar seu organismo e seu cérebro a se alimentar de forma saudável.

Vamos lá?

O que causa o efeito sanfona?

Uma das principais causas por trás do efeito sanfona é que a grande maioria das dietas foca na mudança alimentar e não na mudança da mente. Esse é o principal segredo para um emagrecimento com sucesso.

A diferença entre a dieta e a reeducação alimentar, é que a primeira geralmente corta ou reduz algum grupo de alimentos por um certo período de tempo enquanto o último é baseado em uma alimentação equilibrada e saudável sem eliminar nenhum tipo de alimento.

mulher-efeito-sanfona

Uma das reeducações alimentares mais conhecidas é a do grupo “Vigilantes do Peso” com a dieta ProPontos, que é a nova e reformulada dieta dos pontos. Famosa ao redor do mundo é uma das dietas de maior sucesso, em que os participantes além de conseguirem perder peso de forma saudável conseguem manter esse peso.

A ciência comprova que o segredo da reeducação alimentar não é o controle de todas as calorias consumidas no dia e sim a qualidade dos alimentos ingeridos, que devem prover não só a energia necessária para o funcionamento do corpo, mas também as vitaminas, fibras e minerais, essenciais para uma vida mais magra e mais saudável.

Mas como funciona o grupo Vigilantes do Peso?

A proposta do grupo Vigilantes do Peso, conhecido ao redor do mundo por suas taxas de sucesso, é o sistema ProPontos. Derivado do sistema de contagem de pontos ao invés de calorias, apenas o nome do programa é parecido.

Frutas, legumes e verduras não computam nenhum ponto na nova dieta, seu consumo deve ser completamente liberado e totalmente recomendado. Estes e outros alimentos entram na categoria verde, considerados alimentos plenos que contem mais fibras, gorduras magras, vitaminas e minerais.

Alimentos industrializados e refinados foram confinados a lista vermelha, e podem ser consumidos, porém em quantidade pequena e moderada.

em uma semana 1

Você não precisa seguir um cardápio

O sistema ainda mantém sua maior vantagem em relação a outras dietas, a flexibilidade. Não há um cardápio que deve ser seguido à risca todos os dias, e que geralmente, após uma ou duas semanas enjoam.

Você faz o seu cardápio diário, podendo inclusive consumir os mesmos alimentos que o restante de sua família, apenas fazendo escolhas inteligentes dos nutrientes consumidos.

O programa segue a tendência mundial de que não basta ser magro para ser saudável e comer pouco ou quase nada é um dos piores inimigos para conquistar seu peso ideal.

O segredo para uma vida leve e saudável é muito simples, exercícios físicos ao menos três vezes por semana e uma alimentação flexível e repleta dos mais diferentes tipos de alimentos, provendo seu corpo de todos os nutrientes necessários e reduzindo alimentos que podem ser tóxicos para o seu organismo.

O grupo Vigilantes do Peso fornece, além da receita para o emagrecimento saudável, um sistema de apoio psicológico e físico, elemento essencial para o sucesso de uma reeducação alimentar.

Porém sabemos que o programa não se encaixa no orçamento de muitas famílias brasileiras, portanto abaixo segue um link para o cálculo de quantos ProPontos você pode consumir diariamente e a tabela de pontos reformulada. Mas lembre-se, o apoio de amigos e familiares, é muito importante, considere-os como seus pilares de sustentação e sempre que precisar não hesite em apoiar-se neles.

A reeducação alimentar do “Vigilantes do Peso” é um ponta pé inicial para o começo de uma vida saudável e, claro, mais magra.

Não é uma solução milagrosa, o emagrecimento ocorre de forma lenta e gradual, mas certamente você perderá peso definitivamente e mudará totalmente suas atitudes em relação a comida.

E você, tem mais alguma sugestão de como construir uma consciência alimentar saudável? Deixe seu comentário abaixo!